FACERB está se desenvolvendo junto com Rio Bonito e sua sociedade
Na última sexta-feira, 18/11/2016, tive a honra de conhecer e conversar com o atual diretor da FACERB (Faculdade Cenecista de Rio Bonito) e do Colégio Cenecista Monsenhor Antonio de Souza de Souza Gens, Marco Antonio de Jesus Machado, que não se utilizou dos tÃtulos acadêmicos, mantendo-se, quase que, na informalidade, o que tornou a reunião, que durou 77 minutos, muito salutar, cheia de conteúdo e objetiva.
O diretor e a Fabiana Leite, coordenadora da FACERB, me apresentaram as propostas cenecistas para o municÃpio de Rio Bonito e a região, que vão desde a produção acadêmica e cientÃfica até a intensificação das práticas da cidadania, o que eleva a transversalidade pedagógica de todo o projeto, ampliando suas metas e objetivos à sociedade como um todo. Assim, as estruturas fÃsica e humana das duas instituições estão disponÃveis aos rio-bonitenses, ora como auxÃlio e consultoria aos empresários e aos negócios; ora como o espaço aberto para a realização dos eventos, reuniões públicas dos conselhos comunitários, bem como os fóruns das audiências públicas governamentais, se for o caso. Simplesmente, a CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) deseja participar da sociedade, anunciando que suas portas sempre estarão abertas, quando cada evento, sendo-lhe social, cientÃfico ou acadêmico, é realizado.
Rio Bonito já possui sua faculdade, através da FACERB, que, atualmente, está ministrando o curso de graduação em Administração, na modalidade bacharelado, sendo-lhe presencial, enquanto que ainda oferece vários cursos superiores de graduação e pós-graduação, através do sistema EAD (Educação à Distância), cuja plataforma é simples, enquanto que a qualidade dos cursos é alta, não deixando a desejar para o modelo presencial das universidades concorrentes, incluindo o modelo das universidades públicas na área das ciências humanas. Todavia, a FACERB possui o projeto de desenvolvimento dos seus cursos, propondo aumenta-los futuramente. Entretanto, é necessário desenvolver, também, as potencialidades do municÃpio de Rio Bonito e da região, para que haja a reciprocidade entre a demanda e a necessidade dentro do mercado de trabalho, incluindo as parcerias e os convênios com a sociedade organizada, a geração das vagas de estágio, e a evolução do próprio mercado de trabalho e consumidor, porque tudo está conectado ao conhecimento humano, que é a matéria-prima da educação, da ciência e dos negócios.
Por fim, compreendi as propostas da atual direção da FACERB e do CCMASG, que vislumbram valorizar as organizações, com sua missão e visão estratégica, que é construir uma sociedade consciente, humana, ética, produtiva, sustentável e cidadã, ratificando os princÃpios transferidos ao longo das gerações, através do DNA cenecista.
Por Nadelson Costa Nogueira Junior