obrigatoriedade-da-declaracao-de-imposto-de-renda-2017

Fique atento ao prazo para o envio da Declaração do Imposto de Renda à Receita Federal

O contribuinte precisa ficar atento para o prazo de entrega da declaração do imposto de renda à Receita Federal do Brasil, que começará na próxima quinta-feira 02/03/2017, com o término programado para o dia 28/04/2017.

Nesse ano, a Receita Federal foi mais prática no programa, que traz as três opções num único software: 01 – Declaração de Ajuste Anual; 02 – Declaração Final de Espólio; e 03 – Declaração de Saída Definitiva do País, todos referentes ao ano-calendário de 2016. O programa RECEITANET foi incorporado ao software principal. Assim, o download, o envio e a auditoria da Receita Federal ficarão mais simples, leves e rápidos para o governo e o contribuinte. Há outra novidade também, que é a obrigatoriedade de informar o CPF dos dependentes e alimentandos com 12 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2016.

Por fim, é importante atentar para o fato de que, quanto mais cedo o contribuinte enviar sua declaração, no caso da restituição, mais rápida será a auditoria e a liberação dos valores. Normalmente, a Receita Federal prioriza os mais idosos no primeiro lote da restituição. Logo, não perca tempo.

Para fazer o download do programa do IRRF, clique aqui.

 

Por Nadelson Costa Nogueira Junior

Comentários