P_20151110_215858

Papaola Gourmet, quando a simplicidade te surpreende na gastronomia

P_20151110_215858Hoje, terça-feira, 10/11/2015, convidei minha família para jantar no Papaola Gourmet, por vários motivos: Primeiro, porque meus amigos mais próximos estão elogiando o restaurante, que está em sua fase embrionária, sob nova direção. Segundo, porque eu já frequentava o “antigo” Degusta Gastronomia, principalmente, para fazer as reuniões de negócios e com os amigos. Terceiro, porque eu queria ver o resultado da transição na gestão,  nos valores e na própria gastronomia.

Adorei a simplicidade adotada pela atual proprietária, que espalhou brinquedos de papel mache (handcrafts), acrescento à decoração, que valorizava o designer, a forma angular e o jogo de luzes, contrastando com a madeira e a transparência dos vidros, um toque artístico simples, quase infantil, que convida o cliente a acompanhar cada detalhe dos recursos artesanais aplicados. Qualquer pessoa com a alma artística se sentirá em casa só pelos detalhes simples, mas que transferiram a riqueza e o aconchego do pensamento cultural. De todos os brinquedos expostos, o que mais me chamou a atenção foi a menina brincando com a pipa.

A Paula nos recebeu de forma muito carinhosa, permitindo o feedback com a menu gastronômico do seu empreendimento. Não tinha como não se sentir em casa dentro do Papaola Gourmet.

P_20151110_205544Nós pedimos a porção de pastel de queijo como abertura, seguindo a tradição do Papaola Bistrô. Em seguida, escolhemos o sanduíche de peixe, que me surpreendeu pelo tamanho, pelo preço e, principalmente, pelo sabor delicioso.

Pessoalmente, eu senti muito quando os antigos proprietários tinham me avisado sobre a transferência do ponto, porque, de uma forma muito simples, o antigo espaço degusta tinha gerado uma gravidade afetiva e cultural comigo e meus convidados muito profunda. Entretanto, a Paula demonstrou que a radiação do Papaola Gourmet é boa e que transformará sua gastronomia no sinônimo do afeto, da dedicação e carinho que sempre lhe foram peculiar.

Sem exagero, eu fiquei tão satisfeito com o todo, que estou escrevendo para o público, nesse exato momento na minha casa, mas ainda sinto o sabor do peixe e o contrate com o pão, a salada e a pasta. Logo, posso afirmar, sem qualquer sombra de dúvida, que o Papaola Gourmet não faz gastronomia, mas a alquimia dos sabores, aproximando a cozinha da magia e da arte.

Por fim, não poderia terminar sem convidâ-lo a visitar o restaurante, que se localiza na Avenida Sete de Maio, nº 306, centro, Rio Bonito – RJ. CEP: 28800-000.

 

Por Nadelson Costa Nogueira Junior

Comentários