‘O presidente tem que afastar’, diz Janaina Paschoal sobre ministro do Turismo

1
1019

Uma das autoras do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, advogada e deputada mais votada na História do Brasil, Janaina Paschoal (PSL-SP) defendeu a demissão imediata do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O deputado federal licenciado é investigado por envolvimento em esquema de candidaturas laranja no PSL de Minas Gerais, mesmo partido da jurista e do presidente Jair Bolsonaro.

“O presidente não têm mais o que esperar. Tem que afastar. Reitero o que falei. Acho que tinha que ter afastado lá atrás. E falo isso respeitosamente ao presidente, ao ministro. Pode ser que seja inocente, que seja tudo um mal-entendido, mas o público tem de ser preservado”, afirmou Janaina em entrevista ao HuffPost Brasil nesta terça-feira (2).

No dia anterior, três assessores ligados a Álvaro Antônio foram indiciados pela Polícia Federal. De acordo com as investigações, empresas de fachada em nome de pessoas ligadas ao ministro foram usadas para que candidatas laranja repassassem recursos do Fundo Partidário.

Nesta terça, o presidente disse que o correligionário fica. “Tem que ter acusação grave, acusação com substância. Por enquanto não tem nada contra ele ainda.”

Em abril, a deputada estadual foi voz isolada no PSL ao cobrar a demissão do mineiro após a deputada federal Alê Silva (PSL-MG) relatar ameaças por ter denunciado o suposto esquema criminoso. De acordo com a advogada, o afastamento é necessário para preservar o governo.

Quando o assunto é o titular da pasta da Justiça, o ex-juiz Sérgio Moro, a parlamentar tem opinião diferente. A criminalista não vê ilegalidade no conteúdo das conversas atribuídas ao ex-magistrado com procuradores da Operação Lava Jato e publicadas pelo site The Intercept Brasil.

Apesar de admitir que sua formação jurídica teve como base o distanciamento do juiz em relação às partes, Janaina disse que essa não é a realidade no Brasil. “Quantas vezes levantaram suspeição de ministro [do Supremo Tribunal Federal] e ninguém levou nem a sério? Da época em que eu fui educada para cá mudou. Fazer o quê?”, respondeu no momento em que Moro era sabatinado em audiência pública na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.

A deputada foi a Brasília participar de audiência pública sobre violência obstétrica. No debate na Comissão da Mulher, ela defendeu seu projeto de lei que prevê que a gestante possa optar pela cesárea até a 39ª semana de gestação na rede pública, ainda que não haja recomendação médica para o procedimento.

O projeto de lei tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), mas a discussão ganhou projeção nacional devido às controvérsias. Na capital federal, Janaina tenta articular a aprovação de uma proposta similar, com abrangência nacional, apresentada por sua correligionária, Carla Zambelli (PSL-SP) na Câmara dos Deputados. A parlamentar busca apoio do Ministério dos Direitos Humanos, comandado pela pastora Damares Alves.

Assim como Bolsonaro, a advogada é contra a decisão do STF de criminalizar a LGBTfobiae fez duras críticas ao voto do relator, Celso de Mello. “Acho ofensivo para as mulheres porque ele fala que a mulher não nasce mulher, mas se constroi mulher”, disse. Ela contou que, por coincidência, fazia palestra na cidade natal do ministro, Tatuí (SP), em um dos dias do julgamento.

No voto, o magistrado cita a frase “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”, da filósofa francesa Simone de Beauvoir, ao tratar da construção social da ideia de gênero. “A identidade de gênero, nesse contexto, traduz o sentimento individual e profundo de pertencimento ou de vinculação ao universo masculino ou feminino”, diz o texto.

Leia os principais trechos da entrevista.

HuffPost Brasil: Nos últimos meses, a senhora fez algumas críticas ao presidente Jair Bolsonaro, como no episódio de intervenção na Petrobras e na divulgação feita pelo próprio presidente de um vídeo em que um pastor afirma que Bolsonaro foi “estabelecido por Deus” para guiar o Brasil. Qual avaliação a senhora faz do governo agora?

Janaina Paschoal: Acho que melhorou bastante. Aqueles conflitos por Twitter diminuíram significativamente. Pararam, né. O que mostra um amadurecimento do governo após esse momento inicial. Acredito que tenha melhorado muito. Esse acordo que ele conseguiu fazer do Mercosul com a União Europeia foi um grande passo. Ninguém estava contando com isso. Foi tentado por governos anteriores e vejo com bons olhos.

Tem esse trabalho em torno da reforma da Previdência, que é uma necessidade. Eu nem sou assim aquela coisa de ideologia de que ‘tem que fazer’. O problema é matemática. São muitas carreiras públicas com salários muito altos e garantias de ganhar a mesma coisa o resto da vida, sendo que a maioria da população não tem isso. Não é que as pessoas não mereçam, é que a gente tem que ter um pouco de Justiça.

A senhora falou sobre a questão das redes sociais, mas nesta segunda, o filho do presidente, vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) criticou o Gabinete de Segurança Institucional, comandado pelo general Augusto Heleno…

Eu não vi.

Ele fez um comentário sobre o episódio do militar da Força Aérea Brasileira (FAB) preso por traficar cocaína na Espanha em que critica a atuação do GSI…

Realmente não tinha visto. Por causa desse projeto que eu apresentei do direito à cesariana. Eu estou mergulhada nisso, então não vi. Agora, não é por ser filho do presidente que ele perde o direito de manifestação dele.

1 COMMENT

  1. Hey there, I just found your site, quick question…

    My name’s Eric, I found resenhaviva.com.br after doing a quick search – you showed up near the top of the rankings, so whatever you’re doing for SEO, looks like it’s working well.

    So here’s my question – what happens AFTER someone lands on your site? Anything?

    Research tells us at least 70% of the people who find your site, after a quick once-over, they disappear… forever.

    That means that all the work and effort you put into getting them to show up, goes down the tubes.

    Why would you want all that good work – and the great site you’ve built – go to waste?

    Because the odds are they’ll just skip over calling or even grabbing their phone, leaving you high and dry.

    But here’s a thought… what if you could make it super-simple for someone to raise their hand, say, “okay, let’s talk” without requiring them to even pull their cell phone from their pocket?

    You can – thanks to revolutionary new software that can literally make that first call happen NOW.

    Talk With Web Visitor is a software widget that sits on your site, ready and waiting to capture any visitor’s Name, Email address and Phone Number. It lets you know IMMEDIATELY – so that you can talk to that lead while they’re still there at your site.

    You know, strike when the iron’s hot!

    CLICK HERE http://www.talkwithwebvisitors.com to try out a Live Demo with Talk With Web Visitor now to see exactly how it works.

    When targeting leads, you HAVE to act fast – the difference between contacting someone within 5 minutes versus 30 minutes later is huge – like 100 times better!

    That’s why you should check out our new SMS Text With Lead feature as well… once you’ve captured the phone number of the website visitor, you can automatically kick off a text message (SMS) conversation with them.

    Imagine how powerful this could be – even if they don’t take you up on your offer immediately, you can stay in touch with them using text messages to make new offers, provide links to great content, and build your credibility.

    Just this alone could be a game changer to make your website even more effective.

    Strike when the iron’s hot!

    CLICK HERE http://www.talkwithwebvisitors.com to learn more about everything Talk With Web Visitor can do for your business – you’ll be amazed.

    Thanks and keep up the great work!

    Eric
    PS: Talk With Web Visitor offers a FREE 14 days trial – you could be converting up to 100x more leads immediately!
    It even includes International Long Distance Calling.
    Stop wasting money chasing eyeballs that don’t turn into paying customers.
    CLICK HERE http://www.talkwithwebvisitors.com to try Talk With Web Visitor now.

    If you’d like to unsubscribe click here http://talkwithwebvisitors.com/unsubscribe.aspx?d=resenhaviva.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here