Políticos precisam compreender seus próprios perfis no mercado

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O político é um produto que é oferecido à sociedade, como a solução em algum ponto que está falhando no cotidiano, cujos interesses envolvem bairros, associações de moradores, organizações governamentais, empresas privadas e investidores. A questão é saber quais são os perfis e as necessidades de cada grupo, até chegarmos à coletividade, e vice-versa.
Políticos veteranos já possuem o perfil com conteúdo, baseado em suas experiências, que deverá ser conectado à sociedade, vislumbrando alcançar o máximo de eleitores e cidadãos possíveis. Por outro lado, os políticos aspirantes possuem pouca experiência ou nenhuma, necessitando do suporte técnico para a construção de todo caminho.

É muito mais fácil construir o perfil do político aspirante do que o veterano, tendo em vista que o veterano já está com sua imagem cristalizada e cheio dos vícios do sistema. Ele acredita que não precisa mudar e se adaptar às novas necessidades sociais do seu universo eleitoral, ficando ultrapassado e perdendo seu espaço no processo, aos poucos, apoiando-se, assim, no cabide de emprego, na compra do voto e nos acordos, que mantém o sistema como o conhecemos: – Falido, corrupto e degradável.

Tenho prestado consultoria política nas áreas da gestão, da comunicação e do marketing nos últimos 04 anos, observando o comportamento e o diálogo do empresário, do pré-candidato, do político profissional e do aspirante, que vagueiam em busca de uma identidade, que foi sugada pela soma dos seus erros com os problemas típicos da gestão pública. Todavia, por mais lógica e objetiva que seja a resposta para a condução ao caminho correto dentro do processo decisório, o cliente tende, na maioria das vezes, a valorizar sua percepção da realidade, dando continuidade ao erro, que é manter o grupo político, quando deveria fazer a manutenção social, econômica e estratégica da sociedade, que é uma fórmula temporária, que só se manterá por 03 mandatos no máximo, no caso do Poder Executivo, em função dos crimes de responsabilidade e da solidariedade nas improbidades administrativas.

O trabalho da consultoria ou do COACH permite a construção do perfil e a compreensão para as escolhas metodológicas de cada cliente. É a função do consultor apresentar todas as hipóteses e oferecer todos os caminhos logísticos. Todavia, a decisão final sempre será do cliente e de mais ninguém, incluindo toda responsabilidade.

Por fim, é importante ressaltar o fato de que todo produto tem seu ciclo de vida estabelecido na qualidade do seu material e na necessidade da sua existência, que estarão diretamente associados ao nicho do mercado direcionado e ao conceito da inovação, que lhe serão aplicados continuamente. É por tal motivo que os carros e os celulares são vendidos em função da sua geração tecnológica, porque as pessoas querem algo íntegro, que agregue valor e que tenha durabilidade. Assim, da mesma forma que acontece com os carros e os celulares, os políticos estão sujeitos às leis do mercado, incluindo a inovação e o Upgrade nos seus perfis. Entretanto, a maioria só acorda para a realidade, quando as fórmulas dos coeficientes não batem, mesmo com a troca dos partidos políticos, com suas respectivas coligações.

Por Nadelson Costa Nogueira Junior

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